Giovanna O. Silva

O primeiro setor é o governo, que é responsável pelas questões sociais. O segundo setor é o privado, responsável pelas questões individuais. Com a falência do Estado, o setor privado começou a ajudar nas questões sociais, através das inúmeras instituições que compõem o chamado terceiro setor. Ou seja, o terceiro setor é constituído por organizações sem fins lucrativos e não governamentais, que tem como objetivo gerar serviços de caráter público.
O Terceiro Setor não é público nem privado, mas sim uma junção do setor estatal e do setor privado para uma finalidade maior, suprir as falhas do Estado e do setor privado no atendimento às necessidades da população, numa relação conjunta.

A sua composição é lastreada por organizações sem fins lucrativos, criadas e mantidas pela participação voluntária, de natureza privada, não submetidas ao controle direto do Estado, dando continuidade às práticas tradicionais da caridade, da filantropia, trabalhando para realizar objetivos sociais ou públicos, proporcionando à sociedade a melhoria na qualidade de vida, atendimento médico, eventos culturais, campanhas educacionais, entre tantas outras atividades.


Terceiro Setor é o conjunto de sociedades privadas ou associações que atuam no país sem finalidade lucrativa. O terceiro setor atua exclusivamente na execução de atividades de utilidade pública. Possuem gerenciamento próprio, sem interferências externas.

Entre as organizações que fazem parte do Terceiro Setor, podemos citar principalmente as ONGs (Organizações Não Governamentais) e OSCIPs (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público).

O Terceiro Setor é composto por 14 catergorias:

·         Serviço Notarial e Registral (Cartório);

·         Organização Social;

·         Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP);

·         Outras Fundações Mantidas com Recursos Privados;

·         Serviço Social Autônomo;

·         Condomínio em Edifícios;

·         Unidade Executora (Programa Dinheiro Direto na Escola);

·         Comissão de Conciliação Prévia;

·         Entidade de Mediação e Arbitragem;

·         Partido Político; 123

·         Entidade Sindical;

·         Filial, no Brasil, de Fundação ou Associação Estrangeira;

·         Fundação ou Associação Domiciliada no Exterior;

·         Entre Outras Formas de Associação.

Outra característica importante das associações do Terceiro Setor é que elas contam com uma grande quantidade de mão-de-obra voluntária (que não recebem remuneração pelo trabalho).

As associações do Terceiro Setor atuam, principalmente, prestando serviços para pessoas carentes que não podem contratar serviços do setor privado (segundo setor). Como o setor público (primeiro setor) não consegue, em nosso país, atender com qualidade todas as pessoas necessitadas, o Terceiro Setor assume um papel de fundamental importância.

O Terceiro Setor é mantido com recursos de doações de empresas e pessoas físicas e, também, com repasse de verbas públicas. Existem também muitas associações que conseguem obter recursos através da organização de festas, jantares, bazares e venda de produtos (camisas, agendas, etc).

As associações do Terceiro Setor têm como objetivo principal a melhoria da qualidade de vida das pessoas necessitadas. Portanto, atuam nas áreas de educação, saúde, esportes, lazer, orientação vocacional, qualificação profissional, cultura, etc.

Fontes:
Kanitz, Stephen. Terceiro Setor.Disponivel em: <http://www.filantropia.org/OqueeTerceiroSetor.htm
www.suapesquisa.com/o_que_e/terceiro_setor.
0 Responses

Postar um comentário