Giovanna O. Silva
Abordagem Sistêmica da Administração
O biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy elaborou por volta da década de 50 uma teoria capaz de ir além dos problemas exclusivos de cada ciência e proporcionar princípios gerais e modelos gerais para todas as ciências envolvidas, de modo que as descobertas realizadas em cada ciência pudessem ser utilizadas pelas demais. Essa teoria - denominada Teoria Geral dos Sistemas - demonstra as várias ciências, permitindo maior aproximação entre as suas fronteiras e o preenchimento dos espaços vazios entre elas.
Assim, os diversos ramos do conhecimento - até então estranhos uns aos outros pela intensa especialização e isolamento consequente - passaram a tratar seus objetivos de estudos como sistemas.

TEORIA DE SISTEMAS
A Teoria Geral de Sistemas (T.G.S.) surgiu com os trabalhos do biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy. A Teoria Geral de Sistemas não busca solucionar problemas ou tentar soluções práticas, mas sim produzir teorias e formulações conceituais que possam criar condições de aplicações na realidade.
Bertalanffy criticava a visão que se tem do mundo dividida em diferentes áreas, como física, química, biologia, psicologia, sociologia, etc. E com fronteiras solidamente definidas. E espaços vazios entre elas. A natureza não está dividida em nenhuma dessas partes.
A Teoria Geral dos Sistemas afirma que as propriedades dos sistemas não podem ser descritas significativamente em termos de seus elementos separados. A compreensão dos sistemas somente ocorre quando estudamos os sistemas globalmente, envolvendo todas as interdependências de suas partes.

Conceito de Sistemas
Um sistema é um conjunto de elementos interdependentes e interagentes; um grupo de unidades combinadas que formam um todo organizado e cujo resultado é maior do que o resultado que as unidades poderiam ter se funcionassem independentemente.

Características dos Sistemas
Dois conceitos retratam duas características básicas de um sistema:
• Propósito ou objetivo: todo sistema tem um ou alguns propósitos ou objetivos.
• Globalismo ou Totalidade: todo sistema tem uma natureza orgânica, pela qual uma ação que produza mudança em uma das unidades do sistema, com muita probabilidade deverá produzir mudanças em todas as outras unidades deste.

Tipos de Sistemas
Quanto à sua constituição, os sistemas podem ser físicos ou abstratos:
·         Sistemas físicos ou concretos: são compostos de equipamentos, de maquinaria e de objetos ou coisas reais (hardware).
·         Sistemas abstratos: quando compostos de conceitos, planos, hipóteses e ideias (software).
Quanto à sua natureza, os sistemas podem ser abertos ou fechados.
·         Sistemas fechados: são os sistemas que não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circunda, pois são herméticos a qualquer influência ambiental.
·         Sistemas abertos: são os sistemas que apresentam relações de intercâmbio com o ambiente, através de entradas e saídas.

Sistemas novos (orgânicos)
Sistemas organizados (organizações)
  • Nascem, herdam seus traços estruturais.
  • São organizados, adquirem sua estrutura um estágio.
  • Morrem, seu tempo de vida é limitado.
  • Podem ser reorganizados, têm uma vida ilimitada e podem ser reconstruída.
  • Têm um ciclo de vida predeterminado.
  • Não têm ciclo de vida definido.
  • São concretos – O sistema é descrito em termos físicos e químicos.  
  • São abstratos – O sistema é descrito em termos psicológicos e sociológicos.
  • São completos – O parasitismo e simbiose são excepcionais.
  • São incompletos – dependem de cooperação com outras organizações. Suas partes são intercambiáveis.
  • A doença é definida como um distúrbio no processo central.
  • O problema é definido como um desvio nas normas sociais.




A Organização como um Sistema Aberto
A descrição de sistema aberto é exatamente aplicável a uma organização empresarial. Uma empresa é um sistema criado pelo homem e mantém uma dinâmica interação com seu meio ambiente.
Influi sobre o meio ambiente e recebe influências dele. É um sistema integrado por diversas partes relacionadas entre si, que trabalham em harmonia umas com as outras, com a finalidade de alcançar uma série de objetivos, tanto da organização como de seus participantes.
As organizações possuem as características dos sistemas abertos. É importante alinhar algumas características básicas das organizações enquanto sistemas:
·         Entrada (importação): a organização recebe insumos do ambiente e depende de suprimentos renovados de energia de outras instituições ou pessoas.
·         Transformação (processamento): os sistemas abertos transformam a energia recebida em produtos acabados, serviços, etc.
·         Saída ou produto (exportação): os sistemas abertos exportam seus produtos, serviços ou resultados para o meio ambiente.
·         Entropia negativa: é um processo reativo de obtenção de recursos de energia
·         Informação como insumo, retroação negativa e processo de codificação: os sistemas abertos recebem insumos, como materiais ou energia  que são transformados ou processados.
§ Homeostase ou Estado Firme: A organização precisa conciliar dois processos opostos, ambos imprescindíveis para a sua sobrevivência, a saber: o sistema aberto se caracteriza por um estado firme - um influxo contínuo de energia do ambiente exterior e uma exportação contínua dos produtos do sistema. O estado firme é observado no processo homeostático, que é a tendência do sistema em permanecer estático ou em equilíbrio.
§  Diferenciação: como um sistema aberto a organização tende à diferenciação, multiplicação e a elaboração de funções. É também uma tendência para a elaboração de estrutura.
§  Equifinalidade: os sistemas abertos são caracterizados pelo princípio  de equifinalidade-  um sistema pode alcançar, por uma variedade de caminhos, o mesmo resultado final.
§  Fronteiras ou Limite: É a linha que serve para demarcar o que está dentro e o que está fora do sistema, isto é são as barreiras entre o sistema e o ambiente.

Fonte: 
CHIAVENATO, Idalberto. introdução à teoria geral da administração, Rio de Janeiro, Elsevier, 2004. cap .15 p. 326- 332.
10 Responses
  1. Unknown Says:

    Obrigado pela explicação, foi muito útil!


  2. Unknown Says:

    Obrigado, foi de muita ajuda! :D



  3. Unknown Says:
    Este comentário foi removido pelo autor.


  4. CELIO Says:

    MUITO BOM MESMO
    OBRIGADO
    SE NÃO FOR PROFESSORA PARESSE E DAS BOAS....OBRIGADO PELAS ESPLICAÇOES


  5. Unknown Says:

    Excelente explanação.


  6. Unknown Says:
    Este comentário foi removido pelo autor.

  7. MESQUITA Says:

    Fantástica compreensão! Grande alicerce para complementação de estudo da Terapia Ocupacional!



Postar um comentário